A Pimpolhos da Grande Rio


Nós somos a Pimpolhos da Grande Rio, uma Escola de Samba Mirim e Organização Não Governamental e temos como objetivo promover a inclusão social e a educação através do carnaval e de diferentes linguagens artísticas, fortalecendo a cultura brasileira.

Somos de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, e realizamos, desde 2002, um importante trabalho junto às comunidades do local. Em parceria com empresas, pessoas físicas e órgãos governamentais, são desenvolvidas diversas atividades de cunho artístico-cultural, criando oportunidades de aprendizado e crescimento para centenas de crianças e adolescentes.

Acreditamos que a arte e cultura são poderosos veículos de transformação social, por isto, realizamos um forte trabalho de conscientização através de programas artísticos-educativos que fazem parte da nossa Plataforma Escola de Carnaval, abrindo espaço para debates e reflexões. A importância do reaproveitamento e o uso consciente dos materiais também é chave do nosso processo criativo, e nossas atividades são desenvolvidas em cima de valores fundamentais para a formação dos jovens e suas famílias são eles: o direito a infância, o respeito ao meio ambiente, o trabalho colaborativo e o espírito de equipe.

Hoje, oferecemos e realizamos oficinas, cursos, bolsas, entre outras atividades de educação e formação com objetivo de criar mecanismos de auto-sustentabilidade para a nossa Escola, profissionalizando nossos jovens e adultos, para trazê-los de volta ao mercado cultural.
NOSSA MISSÃO
Promover interação social e educar através do carnaval e de diferentes linguagens artísticas fortalecendo a cultura brasileira. Desta forma, criar oportunidades de aprendizado e crescimento para centenas de crianças e adolescentes.

NOSSA VISÃO
Ser uma ONG auto‐sustentável e referência em arte educação, que promove a inclusão social, o desenvolvimento educativo e profissional de crianças e jovens, levando o conhecimento para diversas camadas da sociedade sobre assuntos primordiais como: cidadania, meio-ambiente, saúde e cultura.

NOSSOS VALORES
Seguir o ECA ‐ Estatuto da Criança e do Adolescente
Preservar o meio ambiente
Valorizar o trabalho em coletivo
Reciclar materiais e idéias
Valorização do patrimônio material e imaterial
Difusão da cultura brasileira


Desfile de Carnaval

Todos os anos, levamos para avenida cerca de 1.000 crianças e adolescentes para um desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí, com enredos educativos e muita alegria!


CONHEÇA NOSSO CARNAVAL

Escola de Carnaval

Criada em 2005, a plataforma Escola de Carnaval é um espaço para pesquisa, reflexão, produção e aprimoramento da cultura do carnaval. São oferecidos cursos, oficinas, visitas à exposições e espaços culturais, trocas com profissionais do carnaval e do mercado de entretenimento, conexões com instituições de ensino e outras atividades para enriquecer o repertório dos envolvidos no projeto.


CONHEÇA O PROJETO


Carnaval Experience

Convidamos você para uma experiência inesquecível nos bastidores do Carnaval carioca. Uma viagem no tempo, das ruas históricas da Pequena África, berço do samba, até os barracões. Tours, oficinas, shows e muito mais!


EXPERIMENTE!

“Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.”

Paulo Freire