Projetos

United Kingdom(Great Britain)  Brazil


Os Projetos da Pimpolhos da Grande Rio visam o desenvolvimento de atividades de cunho sócio-cultural, promovendo um espaço de arte, cultura e educação para mais de 3000 (três mil) famílias do Município de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro, através de ações educativas e culturais como a realização dos desfiles de carnaval mirim e das oficinas lúdico pedagógicas.

A Pimpolhos é uma instituição com experiência em criar e produzir projetos e eventos culturais em prol da democratização do acesso à arte e à cultura. Os projetos desenvolvidos visam o fomento da cultura do carnaval carioca como ferramenta de educação e transformção social e isso se torna possível por ser um movimento de grande expressão da cultura brasileira, onde, paralelo ao mundo dos desfiles e rodas de samba, existe um universo muito complexo que envolve milhares de pessoas, onde o carnaval dura o ano inteiro e faz parte do dia a dia, do trabalho, do lazer e da educação de cada uma delas.

A Pimpolhos da Grande Rio realiza um importante trabalho de conscientização social e ambiental. Todos os projetos da instituição estão baseados nos valores estabelecidos na Carta dos Direitos Humanos, assim como no Estatuto da Criança e do Adolescente. A preservação do meio - ambiente e a fomentação de novas práticas e comportamentos através da educação ambiental e da estética do reaproveitamento também é um ponto chave da filosofia da instituição. Através dos projetos Pimpolhos nas Escolas e Carnaval Pedagógico, as oficinas lúdico pedagógicas chegam até as Escolas Municipais de Duque de Caxias, até a quadra onde acontecem os ensaios para o carnaval e até os centros culturais com os 50 passeios realizados pela instituição a cada ano.

A Escola de Carnaval visa ampliar e fomentar a cultura carnavalesca, realizando, elaborando e gerindo ações educativas de cunho cultural que visem a sustentabilidade e a insersão dos agentes no mercado local. O trabalho de promoção do intercambio de conhecimentos especializados e de melhores práticas entre agentes e promotores culturais é de suma importância para a realização das atividades da Pimpolhos que em parceria com diversas instituições e projetos de desenvolvimento cultural, objetiva sempre, a melhoria das práticas culturais, apoiando o desenvolvimento das capacidades do sector cultural aos níveis local e regional, através de cursos, oficinas e debates.

Enquanto setor econômico, o carnaval possui grandes potencialidades em termos de desenvolvimento e crescimento. Hoje esta “indústria do carnaval”, é um setor cultural que possui um desenvolvimento econômico elevado, gerando milhares de empregos e subempregos para centenas de famílias.

Os projetos visam a construção de redes de formação e partilha de experiências, construindo Parcerias Educacionais estratégicas para a realização das atividades previstas, congregando diversas instituições, artistas e produtores culturais, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UniGranrio, Secretaria Municipal de Educação de Duque de caxias, Instituto de Educação Roberto Silveira, SENAC, SESC, Escola Britânica do Rio de Janeiro, Projeto Legal, Centros e Espaços Culturais como Casa da Ciência, Recicloteca, Escola Nacional de Circo, Academias de Dança, Cidade do Samba, e etc. Através de parcerias, O Programa de Bolsas também propicia oportunidades para os integrantes da Pmpolhos como curso de inglês, dança, teatro, dentre outros. Durante a execução dos projetos relatórios mensais são elaborados para monitorar a eficácia das atividades propostas, ajudando as instituições parceiras a cuprirem a metodologia criada para a aplicação dos projetos. Esta metodologia é baseada na troca de conhecimento especializado entre os diversos atores do projeto.