Pimpolhos nas Escolas 2006-2011

Pimpolhos nas Escolas » 2006-2011

 Apresentação

Em agosto de 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, a Pimpolhos da Grande Rio deu início ao projeto "PIMPOLHOS NAS ESCOLAS", realizado dentro  de escolas municipais durante o período escolar.  São atendidas crianças de 5 a 12 anos que cursam o ensino fundamental.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e explorar as diferentes linguagens dos alunos, acreditando na arte como veículo de integração possibilitando que a criança explore todo o potencial de sua imaginação.

[bd_separator] [wptab name='Objetivos'] »Discutir educação ambiental, através das oficinas lúdico-pedagógicas. » Promover mudanças de hábitos, de pensamentos, de atitudes e de relações com os que estão ao redor e com o ambiente em que vivem. » Construir conhecimentos básicos de cuidados e preservação à vida, de cuidados com si próprios e de cuidados com os diferentes ambientes onde estão inseridos. » Desenvolver a auto-estima das crianças e dos adolescentes participantes do projeto. » Desenvolver valores a partir das atividades propostas. » Desenvolver oficinas de percussão. » Trabalhar a importância dos três “R’s” (reduzir, reaproveitar e reciclar) na melhoria do planeta onde vivem. » Promover passeios culturais enquanto ferramentas de desenvolvimento e de inclusão social. » Trabalhar conceitos sobre educação ambiental, cultura, cidadania, reciclagem e ética. » Reafirmar o respeito à diversidade cultural, a tolerância, o diálogo e a cooperação estão entre as melhores ferramentas de garantia da paz e da segurança individual e coletiva. » Desenvolver nas crianças, adolescentes participantes e comunidade a consciência cidadã enquanto patrimônio histórico. [/wptab] [wptab name='Metas'] » Incentivar o aluno a usar o seu potencial latente, estimulando-o a produzir; » Mostrar-lhe como descobrir e explorar seus talentos; » Incentivá-lo a usar corretamente sua criatividade (criação e planejamento); » Apresentar e desenvolver conceitos com recicláveis, utilizando a prática dos 3 “R’s” (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar). [/wptab] [wptab name='Aplicação'] Textos, dinâmicas, jogos, música, teatro, trabalho em grupo, plantio, reciclagem e educação ambiental, práticas artísticas diversas e passeios socio-educativos e pedagógicos. [/wptab] [wptab name='Construindo um tripé de sustentação'] O Projeto Pimpolhos nas Escolas acredita no modelo de tripé entre Secretaria de Educação - Pimpolhos - Empresas para garantir o fortalecimento do ensino nas Escolas Municipais. A articulação de forças neste modelo onde as três partes trabalham em conjunto visa preparar a criança para os desafios do futuro, trabalhar questões ligadas à cidadania e ao meio ambiente, assim como desenvolver sua criatividade e estimulá-la a produzir. A Pimpolhos convida os interessados a fazer parte desta parceria pelo desenvolvimento das crianças no município de Duque de Caxias! Clique aqui para mais informações. [/wptab]

[end_wptabset]

[bd_separator]

Vídeo

[bd_separator]

Fotos

no images were found