Escola de Carnaval

Plataforma de Desenvolvimento, Pesquisa e Produção do Carnaval

O Carnaval é um grande espetáculo que todo ano colore as ruas de nosso país. São milhares de profissionais envolvidos, que trabalham o ano inteiro em um processo de criação e produção intenso para levar para a Avenida fantasias e alegorias de tirar o fôlego.

Em 2005, a agremiação criou a Plataforma Escola de Carnaval: Um espaço de educação, pesquisa, reflexão, produção e aprimoramento da cultura do Carnaval no Brasil. A plataforma surgiu a partir da necessidade de se  desenvolver programas artísticos e educacionais para capacitação nas áreas de gestão, criação e produção de seus desfiles.

O princípio da Escola de Carnaval é o contato com diversas formas de arte e diferentes culturas, transformando o barracão e a quadra em espaços interativos e de intercâmbio de ideias. Assim, são oferecidos cursos, oficinas, visitas à  diferentes espaços culturais, como: exposições, espetáculos musicais, apresentações teatrais e contato com profissionais do carnaval e do mercado de entretenimento.

Inserida no contexto da educação, a Pimpolhos desenvolveu a metodologia Lúdico Pedagógica. Uma metodologia que valoriza e pensa o Carnaval como grande espetáculo cultural, síntese e símbolo da identidade nacional brasileira, articulando os aspectos artísticos dessa manifestação nas proposições de atividades educativas.

Seja bem-vindo ao nosso espaço para pesquisa, execução e aprimoramento do carnaval.

Aqui estimulamos o trabalho coletivo e colaborativo. Viva o intercâmbio de ideias!

Mais do que de formar um profissional, queremos formar um cidadão e desenvolver seu senso crítico através da arte.

Núcleo de Ações Educativas

O NAE - Núcleo de Ações Educativas - foi criado no ano de 2016 com o intuito de reestruturar o seu organograma, reformulando seus setores e departamentos onde, a partir dele, são desenvolvidas todas as ações sócio culturais da agremiação: o Setor de expansão e valorização humana é responsável pelas parcerias com instituições de ensino como cursos, universidade, academias de dança entre outros, criando oportunidades de bolsas de estudos para os participantes. O Setor de logística pedagógica realiza a  manutenção da estrutura dos cursos e oficinas e confere apoio aos professores e alunos. O Setor de atividades culturais é responsável pela realização de passeios, contatos com produtores de espetáculos de teatro, dança, exposições, entre outros. O Departamento de Carnaval é responsável por organizar o carnaval da Pimpolhos, assim como a construção do enredo, samba, ensaios e o desfile.

QUADRA

Oficinas Escola de Carnaval

Na quadra da Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, é o espaço de encontro da comunidade e onde são realizados os ensaios para o desfile de carnaval. Com o intuito de fortalecer a nossa comunidade e os moradores de bairros e municípios vizinhos, a Escola de Carnaval estruturou diversas oficinas artísticas para contemplar públicos de diversas idades, crianças, jovens e adultos, como:  artes, reforço escolar, iniciação musical, cavaquinho, leitura e escrita, maquiagem, dança afro, teatro, mestre sala e porta bandeira, capoeira, dança de rua e percussão.

As oficinas ocorrem durante todo o ano possibilitando que os participantes ampliem e complemente a sua formação artística e cultural. As atividades contemplam uma multiplicidade de públicos, podendo, dessa forma, atender também a pais e responsáveis que desejam entrar em contato ou possam aprimorar técnicas artísticas e através delas se inserir no mercado de trabalho da cultura, carnaval e entretenimento. Dessa forma, conhecendo novas formas de empreender, gerar renda, além de melhorar a autoestima e a vida em família.

BARRACÃO

Curso de alegoria, fantasia e produção cultural

No bairro do Santo Cristo, Rio de Janeiro, se localiza o barracão da Pimpolhos, espaço de criação e produção do nosso desfile de carnaval. É neste ambiente que é realizada a Escola de Carnaval com os cursos de alegoria, fantasia e produção cultural. O objetivo principal é mostrar todos os processos de criação de um desfile de escola de samba, desde a sua concepção ao produto final na avenida. Além das etapas de planejamento à operacionalização, integrando as fases de pré-produção, produção e pós produção.

Durante o período do curso, também são oferecidas palestras e aulas externas com diferentes pesquisadores e especialistas da área de gestão, produção e artes carnavalescas. Os participantes aprendem a prática do fazer carnaval, através de um mergulho entre fantasias, paetês, carros alegóricos, planilhas, croquis e toda a magia de um barracão.

Resultados

Desde a sua criação mais de milhares pessoas passaram pela Plataforma Escola de Carnaval, e hoje, muitas geram renda através da participação em produções artísticas dentro e fora dessa grande festa popular. Nosso objetivo principal é construir uma formação cidadã, desenvolvendo o senso crítico através da arte, estimulando o trabalho coletivo e colaborativo, trabalhando a auto estima da sua comunidade e fazê-la olhar para sua história para construir seu futuro.

A ESCOLA DE CARNAVAL

ec-item-14

Cursos e Oficinas

Passeios

Programa de Bolsas

  • 12
    anos de projeto
  • 1000+
    beneficiados
  • Participantes: jovens e adultos de 15 a 65 anos
  • Aulas com profissionais do mercado do Carnaval
  • Diversas parcerias com empresas e instituições já realizadas
  • Bolsas de estudos para participantes

ESCOLA DE CARNAVAL 2017/2018

The requested album cannot be loaded at this time. Error: OAuthException Code: 10, (#10) To use 'Page Public Content Access', your use of this endpoint must be reviewed and approved by Facebook. To submit this 'Page Public Content Access' feature for review please read our documentation on reviewable features: https://developers.facebook.com/docs/apps/review.

HISTÓRICO, FOTOS E VÍDEOS