Plataforma Escola de Carnaval

Plataforma de Desenvolvimento, Pesquisa e Produção do Carnaval

O Carnaval é um grande espetáculo que todos os anos colore as ruas de nosso país. São milhares de profissionais envolvidos, que trabalham o ano inteiro, em um processo de criação e produção intenso para levar para a Avenida fantasias e alegorias de tirar o fôlego.

Em 2005, a Pimpolhos criou a Plataforma Escola de Carnaval: Um espaço de educação, pesquisa, reflexão, produção e aprimoramento da cultura do Carnaval Carioca. A plataforma surgiu a partir da necessidade de se desenvolver programas artísticos-educativos para formação e capacitação nas áreas de gestão, criação e produção de seus desfiles.

A busca pela qualidade do trabalho e desenvolvimento de mecanismos de sustentabilidade são uma garantia de manutenção e continuidade da Pimpolhos da Grande Rio. Nesse sentido, o olhar para a produção de pesquisas e para implementação constante de novas práticas se fazem cada dia mais que necessário.

Dessa forma, o Programa de Pesquisa da Plataforma Escola de Carnaval busca soluções que melhorem a cada ano a forma de fazer carnaval da instituição; através de novas práticas que vão desde o aprimoramento das condutas pedagógicas, criação de produtos que gerem sustentabilidade socioeconômica e a concepção de softwares de gestão de carnaval que ajude na organização da produção e na tomada de decisão da escola de samba.

A sede por conhecimento e por novas formas de fazer são parte da essência da Pimpolhos, o que faz com que sempre se busque formas de se renovar e se reinventar dentro de suas práticas de trabalho, criando e implementando soluções viáveis para os seus diferentes setores. O princípio da Plataforma Escola de Carnaval é a educação, arte e cultura transformando o barracão e a quadra da escola de samba em espaços interativos e de intercâmbio de ideias.

Seja bem-vindo ao nosso espaço para pesquisa, execução e aprimoramento do carnaval.

Aqui estimulamos o trabalho coletivo e colaborativo. Viva o intercâmbio de ideias!

Mais do que de formar um profissional, queremos formar um cidadão e desenvolver seu senso crítico através da arte.

QUADRA

BARRACÃO

Territórios de atuação: Quadra e Barracão

As ações da Pimpolhos se localizam em dois locais específicos, a quadra do GRES Acadêmicos do Grande Rio, escola-mãe, localizada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro e o Barracão da Pimpolhos, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Esta região é um território de heranças africanas e de suma importância para o carnaval carioca, denominada Pequena África. Além de ser reconhecida por abrigar o nascimento do samba e do Carnaval do Rio de Janeiro, tem uma comunidade que também compõe o cenário de constituição desse Carnaval e das atividades desenvolvidas pela Pimpolhos da Grande Rio – o Morro da Providência. O Barracão da Pimpolhos também é um espaço que utiliza a linguagem do Carnaval como ferramenta educativa de inserção sociocultural dos sujeitos, investindo na formação profissional desses sujeitos.

Metodologia Lúdico-Pedagógica Do Carnaval

Inserida no contexto da arte-educação, a Pimpolhos desenvolveu a metodologia Lúdico Pedagógica do carnaval. Esta metodologia consiste em utilizar o enredo de carnaval como tema transversal dos programas artísticos-educativos da instituição. Os enredos são as estórias de temas variados que as escolas de samba contam e cantam na avenida em seus desfiles de carnaval, por ser uma escola de samba mirim, a Pimpolhos aposta em enredos com temas educativos e culturais.

Anualmente, a equipe interdisciplinar constrói as propostas pedagógicas com base no enredo escolhido para o carnaval seguinte. São realizados grupos de pesquisa, onde, não só o enredo é pensado como base para as atividades, mas as artes do carnaval como fantasias, adereços, e o próprio samba, são ferramentas de diálogo da Pimpolhos com a sua comunidade e com o público em geral. Neste sentido, a cada ano, as atividades são oferecidas de forma diferenciada, mas o carnaval segue sendo a peça chave para se pensar cultura e educação.

A metodologia lúdico pedagógica do carnaval valoriza e pensa esta manifestação cultural como síntese e símbolo da identidade nacional brasileira. Dessa forma, ela articula o resgate e a manutenção da memória do Carnaval para suas futuras gerações, contribuindo para seu o desenvolvimento educativo e sócio-cultural.

Núcleo De Ações Sócio-Educativas (NAE)

O Núcleo de Ações Sócio-Educativas é responsável por coordenar e realizar os programas artísticos educativos, que compreendem as atividades de arte e educação. Seu quadro é composto por profissionais de diferentes formações como: educadores, artistas visuais, músicos, bailarinos, pesquisadores e assistente social, uma equipe interdisciplinar que tem em comum o interesse pelo trabalho social e a paixão pelo carnaval.

O núcleo tem como papel fundamental, através de suas ações, proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar diferentes expressões culturais; visitar espaços que fomentam a cultura e o compartilhar experiências com profissionais do Carnaval. É importante ressaltar que os profissionais que compõe o núcleo ocupam funções educativas, artísticas e operacionais, sendo todos os setores e departamentos da instituição gerenciados por esta equipe.

A estrutura organizacional do Núcleo é compreendida por setores e departamentos:

SETOR DE EXPANSÃO E VALORIZAÇÃO HUMANA é responsável pelas parcerias com instituições de ensino como cursos, universidades, academias de dança entre outros, criando oportunidades de bolsas de estudos para os participantes

SETOR DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA PEDAGÓGICA realiza a manutenção da estrutura dos cursos e oficinas e confere apoio pedagógico aos professores e alunos.

SETOR DE ATIVIDADES CULTURAIS é responsável pela realização de passeios para espetáculos de teatro, dança, exposições e centros culturais.

SETOR DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA ADMINISTRATIVA realiza a manutenção da estrutura dos espaços de oficinas e cursos e atendimento ao público

SETOR DE SHOWS REPRESENTATIVOS oferece aos parceiros da Pimpolhos a possibilidade de compreender o carnaval mirim como ferramenta cultural e educativa.

SETOR DE ASSISTÊNCIA SOCIAL identifica e acompanha as necessidades de cunho social dos participantes da Escola de Carnaval e de seus familiares.

DEPARTAMENTO DE CARNAVAL tem a  responsabilidade de  organizar o carnaval da Pimpolhos, assim como a construção do enredo, fantasias, carros alegóricos, samba enredo, ensaios e o desfile.

*Os setores e departamentos citados tem atuação na quadra da acadêmicos do Grande Rio  e no barracão da Pimpolhos da Grande Rio. Esses espaços desenvolvem todas as ações do programa artístico-educativo da agremiação.

Programas Artísticos-Educativos

Os programas artísticos-educativos são compostos por uma grande diversidade de atividades nas mais variadas linguagens artísticas que se inserem no universo das artes cênicas, visuais, literatura e música, sendo realizadas durante o ano todo. Assim, são oferecidos cursos, oficinas, palestras, shows representativos e visitas à diferentes espaços culturais, como: exposições, espetáculos musicais, apresentações teatrais e contato com profissionais do carnaval e do mercado de entretenimento.

Como complementação da formação, também são oferecidas bolsas de estudos em parceria com instituições de ensino. Os programas são voltados a diversas faixas etárias, integrando crianças, adolescentes, jovens e adultos ao universo do Carnaval.

Artes

Reforço escolar

Iniciação musical

Maquiagem

Dança afro

Teatro

Leitura e escrita

Percussão

Cavaquinho

Futebol

Mestre Sala e Porta Bandeira

Dança de rua

Capoeira

Passeios culturais

Produção cultural carnavalesca

Criação de Carnaval

Shows representativos

Bolsas

Melhores momentos

Resultados

Desde a sua criação mais de milhares pessoas passaram pela Plataforma Escola de Carnaval, e hoje, muitas geram renda através da participação em produções artísticas dentro e fora dessa grande festa popular. Nosso objetivo principal é construir uma formação cidadã, desenvolvendo o senso crítico através da arte, estimulando o trabalho coletivo e colaborativo, trabalhando a auto estima da sua comunidade e fazê-la olhar para sua história para construir seu futuro.

HISTÓRICO, FOTOS E VÍDEOS