Carnaval 2017

100 Anos de Samba!

Pimpolhos de Bamba

Vem embarcar nessa festa popular,
Era semba de lá, virou samba de cá.
Bons ventos trouxeram novos laços de união,
O telefone tocou deu asas a imaginação.
Essa magia nem o tempo apagou.
Entra na roda espalhando o amor,
Oh... Tia Ciata chamou.

Vem pro terreiro
Esse povo é festeiro (BIS)
Toca jongo batuqueiro
Hoje eu vou me acabar

Não deixe o samba morrer,
Respeite onde a gente chegou,
Tem tititi hoje na Sapucaí,
Vem pra Caxias, pimpolhos de bamba
Pode aplaudir nossa escola de samba.
O velho homem nos ensinou
Eu sou cantor e não sou puxador

Cem anos de glória, vamos cantar
Bate o tambor, hoje tem Alujá (BIS)
Vem da Bahia o Agueré
Sem preconceito eu levo o axé.

Esquentando os tamborins e batendo na palma da mão.Afina o surdo, gira a saia e vem pra roda.Batucando na cozinha, bota mesa, esquenta o feijão!No meio da quadra,  no fundo do quintal ou lá dentro do barracão.Joga purpurina na fantasia e vira destaque. Protege a bandeira, respeita as baianas  que é carnaval.Partido alto,miudinho,samba enredo,pagode, samba de roda, samba raiado, improvisado,samba de quadra, sambinha e sambão!

Samba, 100 anos de história!

A Pimpolhos da Grande Rio comemora o centenário em grande estilo!

Foi lá no ano de 1916, que Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, famoso sambista da Praça Onze! Gravou o seu samba intitulado, Pelo Telefone.

Este primeiro registro marcou a história do samba pra sempre, a partir daí ele foi pro mundo inteiro!

É com esta inspiração musical que damos início a produção do carnaval 2017. Durante este ano, a Pimpolhos vem pesquisando e se aprofundando na história deste Patrimônio Cultural Brasileiro. Durante os seus últimos carnavais foram abordadas as temáticas afro brasileira em seus enredos buscando sempre valorizar a sua cultura através da educação e da arte, e claro, utilizando a linguagem do carnaval como fio condutor de seus projetos.

Os cem anos são o tema transversal para o desenvolvimento das oficinas de artes que acontecem na quadra da agremiação, a Escola de carnaval. Donga, Pixinguinha, Tia Ciata,  Ismael e tantos outros personagens estão presentes nas oficinas de pintura, desenho, teatro, maquiagem,leitura, dança afro e percussão.Além das oficinas, este eixo temático, está presente em palestras, espetáculos e  propostas educacionais que a Pimpolhos vem trazendo para seus desfilantes, integrantes e equipe no intuito de sempre de fortalecer a sua comunidade.

Para o desenvolvimento deste carnaval, ao invés de uma sinopse que conta a história que vamos ver passar na avenida,  o samba enredo será a inspiração para a construção artística do desfile: As fantasias, carros alegóricos, os adereços, coreografia tudo que envolve e embala este espetáculo virá da letra do samba.

A Pimpolhos vai trazer a força ancestral do samba, suas raízes, queremos continuar escrevendo esta sua história com todo respeito e admiração pelo nosso passado ,mas sempre olhando para a construção de um  futuro melhor!!

Vamos sambar, vem pro terreiro!
Pimpolhos 2016
AXÉ!