O Carnaval Mirim

O Carnaval traz em si a possibilidade de fusão entre arte, cultura, tradição e inovação.

Deste 1984, ano de fundação do Sambódromo, as Escolas de Samba Mirins desenvolvem atividades sócio-culturais, aproximando a cidade do Rio de Janeiro de suas raízes.

O Carnaval une variadas linguagens que fazem parte do cotidiano, história e imaginário da cidade, criando diálogos ente a arte, o popular e a sociedade. Os Barracões e as quadras das Escola de Samba são como um centro de pesquisa e produção que envolvem artistas, educadores e produtores culturais, propondo metodologias, projetos, trabalhos artísticos e educacionais.

A AESM-Rio é a união de dezessete Escolas de Samba Mirins que levam mais de vinte mil crianças anualmente para a Marquês de Sapucaí, com desfiles que narram acontecimentos históricos e promovem reflexão sobre direitos humanos, educação, identidade cultural, sociedade e meio ambiente.

O Carnaval Mirim também desenvolve iniciativas de preservação da identidade cultural e fomento a cultura brasileira. Hoje o espetáculo atrai mais de 70 mil espectadores, sua maioria familiares dos componentes das escolas.

As Escolas de Samba Mirins expressam, por meios de suas diversas linguagens que lhes são próprias, olhares sobre o mundo de forma alegórica, criativa e desafiadora. Uma arte acessível, que comunica, emociona, inclui a expressão de diversas comunidades, das crianças, uma arte que diverte!

As matrizes do Samba do Rio de Janeiro é patrimônio cultural imaterial, que expressam a diversidade brasileira, integram regiões da cidade e seus potenciais criativos.

Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro:

Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy
Aprendizes do Salgueiro
Corações Unidos do Ciep
Estrelinha da Mocidade
Filhos da Águia
Golfinhos da Guanabara
Herdeiros da Vila
Império do Futuro
Infantes do Lins
Inocentes da Caprichosos
Mangueira do Amanhã
Miúda da Cabuçu
Nova Geração do Estácio
Petizes da Penha
Pimpolhos da Grande Rio
Tijuquinha do Borel