Escola de Carnaval

Plataforma de Desenvolvimento, Pesquisa e Produção do Carnaval

O Carnaval é um grande espetáculo que todo ano colore as ruas de nosso país. São milhares de profissionais envolvidos, que trabalham o ano inteiro em um processo de criação e produção intenso para levar para a Avenida fantasias e alegorias de tirar o fôlego.

Inserida nesse contexto, e sentindo a necessidade de desenvolver programas artísticos e educacionais para capacitação nas áreas de gestão, criação e produção de seus desfiles, a Pimpolhos criou, em 2005, a plataforma Escola de Carnaval: um espaço de educação, pesquisa, reflexão, produção e aprimoramento da cultura do carnaval no Brasil.

O princípio da Escola de Carnaval é o contato com diversas formas de arte e diferentes culturas, transformando o barracão e quadra em um espaço interativo e de intercâmbio de ideias. São oferecidos cursos, oficinas, visitas à exposições e espaços culturais, trocas com profissionais do carnaval e do mercado de entretenimento, conexões com instituições de ensino e outras atividades para enriquecer o repertório dos envolvidos no projeto. Além disso, também são oferecidas bolsas de estudo em diversos cursos para os participantes.

Nos últimos anos mais de 1.000 pessoas passaram pela Escola de Carnaval, e hoje, muitas geram renda através da participação em produções artísticas dentro e fora dessa festa tradicional. Além de formar profissionais, o objetivo é formar cidadãos e desenvolver o senso crítico através da arte, estimular o trabalho coletivo e colaborativo, trabalhar a auto estima da comunidade e fazê-la olhar para sua história.

Seja bem-vindo ao nosso espaço para pesquisa, execução e aprimoramento do carnaval.

Aqui estimulamos o trabalho coletivo e colaborativo. Viva o intercâmbio de ideias!

Mais do que de formar um profissional, queremos formar um cidadão e desenvolver seu senso crítico através da arte.

A ESCOLA DE CARNAVAL

ec-item-14

Cursos e Oficinas

Passeios

Programa de Bolsas

  • 12
    anos de projeto
  • 1000+
    beneficiados
  • Participantes: jovens e adultos de 15 a 65 anos
  • Aulas com profissionais do mercado do Carnaval
  • Diversas parcerias com empresas e instituições já realizadas
  • Bolsas de estudos para participantes

ESCOLA DE CARNAVAL 2016

ESCOLA DE CARNAVAL NA QUADRA
Oficinas gratuitas na quadra da Grande Rio, em Caxias, com patrocínio da Secretaria de Cultura

ESCOLA DE CARNAVAL NO BARRACÃO
Curso de alegorias, fantasias e produção cultural no Barracão da Pimpolhos, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Estácio

SAIBA MAIS

HISTÓRICO, FOTOS E VÍDEOS