Escola

Plataforma de Desenvolvimento, Pesquisa e apoio do Carnaval

O carnaval é uma festa anual que durante um curto período colore as ruas de todo o país. No Rio de Janeiro o desfile das escolas de samba trazem para a Avenida Marques de Sapucaí, toda magia dos enredos transformada em fantasias e alegorias, através de um processo de criação e produção muito complexo que mantém um rítimo acelerado de produção cultural durante todo o ano.

Dentro deste  contexto, a Pimpolhos da Grande Rio criou, há 7 anos, a Escola de Carnaval que tem o objetivo de desenvolver um espaço para pesquisa, reflexão e aprimoramento da cultura do carnaval no Brasil. Os programas artísticos e educacionais  visam a capacitação na área de gestão, criação e produção de desfiles de carnaval.

A metodologia da Escola de Carnaval consiste no contato com diversas formas de arte, cultura e informação, transformando o ambiente do barracão de alegorias num espaço interativo de intercâmbio de idéias, valores e gerando debates e reflexões nos âmbitos sociais e culturais. Além disso, são programadas visitas à exposições de arte, espaços culturais, trocas com profissionais do carnaval e do mercado do entretenimento, conexões com instituições de ensino e outras atividades que enriquecem a qualidade do curso e a vida cultural de todos os envolvidos no projeto.

Nesses últimos anos passaram pelas nossas oficinas mais de 200 pessoas que, hoje, geram renda através da participação de produções artísticas e dos desfiles de carnaval,   utilizando este aprendizado na confecção em escolas do grupo especial e também em outras produções artísticas.

Os cursos da escola de carnaval já foram patrocinados pelo ministério da cultura, Eletrobrás furnas e em 2012 foi aprovada no primeiro edital de oficinas artísticas e culturais da prefeitura do Rio de Janeiro para a realização do curso de criação e produção de carnaval no centro de artes Calouste Goubenkian.

LEIA O PROJETO DETALHADO:

Apresentação

A Pimpolhos da Grande Rio oferece cursos em diferentes áreas do carnaval para moradores do município de Duque de Caxias e da Região Portuária desde 2005. Os cursos acompanham o processo de criação e produção do desfile da Pimpolhos para o dia dos desfiles das Escolas de Samba Mirim do Rio de Janeiro. Estes cursos fazem parte do projeto “Escola de Carnaval” cujo objetivo vai além de ensinar técnicas de produção para o carnaval. A metodologia de ensino do projeto estimula a capacidade criadora dos participantes do curso através do trabalho coletivo; desenvolvendo o senso critico e de cidadania. O direcionamento pedagógico do curso é desenvolvido por profissionais do carnaval, artistas e educadores, fazendo da Escola de Carnaval uma escola de conhecimentos, cultura, arte e valores.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto “Escola de Carnaval” é desenvolver junto as crianças, jovens e adultos moradores do município de Duque de Caxias e da Região Portuária o desfile de carnaval da Pimpolhos da Grande Rio, promovendo educação e inclusão social através da arte e da cultura. O carnaval é um veículo de comunicação e de difusão cultural que propicia a reflexão sobre assuntos atuais e históricos, os desfiles da Pimpolhos abordam temáticas voltadas para o desenvolvimento da consciência e responsabilidade ambiental e social, assim, os cursos estimulam os participantes a refletirem sobre estes assuntos através da interação com a criação do enredo e da produção do carnaval.

Objetivos Específicos

• Utilizar a força da cultura do carnaval para proporcionar a experiência e conhecimento teórico e prático sobre as artes carnavalescas;
• Proporcionar integração social através do trabalho e melhoria no grau de auto-estima dos beneficiados, moradores de comunidades de baixa renda;
• Possibilitar melhor remuneração e inserção no mercado de trabalho;
• Proporcionar aos participantes do projeto o contato com diversas formas de arte, cultura e informação;
• Oferecer um bom treinamento e aprendizado nas artes carnavalescas.
• Realizar oficinas de carnaval para 30 jovens e adultos com ênfase em manipulação de materiais reaproveitados;
• Realizar oficinas de criação e confecção de fantasias e adereços, modelagem de arame e cenografia para carros alegóricos;
• Realizar passeios culturais, oficinas e palestras;
• Desenvolver atividades para as crianças e adultos participantes do projeto Carnaval Pedagógico participarem da confecção das fantasias e compreenderem a intenção e significado do enredo;
• Realizar um evento para a exposição do processo de criação e produção do curso, incluindo o desfile de protótipos da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio.

Perfil dos beneficiados

Jovens e adultos de 15 a 65 anos, moradores do município de Duque de Caxias e da Região Portuária do Rio de Janeiro, interessados em aprender técnicas carnavalescas.

VEJA OUTROS ANOS DO PROJETO:

Veja os outros anos do projeto

2012 2005 - 2009 2010